Receita Federal oferece vários serviços em um único aplicativo


Receita Federal oferece vários serviços em um único aplicativo

Notícias - 11/10/2021

A Receita Federal acaba de lançar um aplicativo, para celulares, que simplifica o acesso a vários serviços e informações de interesse dos brasileiros. Na palma da mão, em um único aplicativo, o cidadão encontra diversas funcionalidades já oferecidas pelo órgão. E para usufruir dessa facilidade, basta baixar o aplicativo "Receita Federal" na App Store ou Google Play.

O novo aplicativo traz serviços de CPF, declaração do Imposto de Renda, acompanhamento de processos, eSocial, atividades econômicas, bem como realização de agendamento de atendimento e visualização das unidades da Receita.

E possível, ainda, ter acesso a notícias sobre a Receita e conteúdos do canal da Receita Federal no YouTube.

A autenticação no aplicativo é realizada por meio da conta gov.br, que disponibiliza acesso de forma mais segura e personalizada. O objetivo é buscar soluções mais simples, sem que o contribuinte precise perder tempo buscando vários canais para ter acesso aos serviços.

Atualmente o novo aplicativo reúne funcionalidades já disponíveis nos aplicativos IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).

Nesta primeira versão, ainda é preciso manter esses aplicativos instalados no dispositivo móvel para ter acesso a algumas funcionalidades no aplicativo Receita Federal. A expectativa, no entanto, é que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais aplicativos já estejam unificadas no aplicativo Receita Federal.

Conta gov.br

A autenticação no aplicativo é realizada por meio do gov.br, que disponibiliza acesso a serviços e informações de forma mais segura, conforme o nível de autenticação do usuário. Por meio de um login único no aplicativo Receita Federal, o contribuinte tem à disposição várias funcionalidades de diversos aplicativos da Receita já existentes.

Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2021/outubro/receita-federal-oferece-varios-servicos-em-um-unico-aplicativo


facebook icon linkedin icon instagram icon twitter icon google business icon



*RECENTES

Notícias - 18/05/2022
Funcionária com depressão é demitida após postar foto em evento
Uma funcionária de determinada empresa de telemarketing, para se afastar do trabalho, apresentou atestado médico de que estava com depressão. Entretanto, após postar foto em um evento no mesmo período, acabou sendo demitida por justa causa.
[ leia mais ]

Notícias - 16/05/2022
Benefícios da negociação extrajudicial

[ leia mais ]

Notícias - 11/05/2022
Tipos comuns de venda casada
Apesar da venda casada ser uma prática vedada expressamente pelo artigo 39, inciso I do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a sua prática é muito comum. Veja a seguir tipos comuns de venda casada:
[ leia mais ]

Notícias - 09/05/2022
Atestado emitido por dentista justifica faltas?
De acordo com o artigo 6º, inciso III da Lei nº 5.081/66, “compete ao cirurgião-dentista atestar, no setor de sua atividade profissional, estados mórbidos e outros, inclusive, para justificação de faltas ao emprego”.
[ leia mais ]

Notícias - 06/05/2022
6 Direitos básicos do consumidor
O artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) traz um rol exemplificativo com os direitos básicos do consumidor. São 6 desses direitos:
[ leia mais ]

Notícias - 02/05/2022
Lei de trânsito: novas regras entram em vigor
Desde abril de 2021, houve mudanças no CTB quanto a pontos, validade, cadeirinha e outros. Depois, em outubro, a lei 14.229/21 fixou diversas mudanças no código de trânsito brasileiro que passaram a valer gradativamente. Algumas entraram em vigor quando d
[ leia mais ]

Notícias - 27/04/2022
Precisa de Nota Fiscal para efetuar a troca de um produto?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não exige que o consumidor apresente nota fiscal para realizar a troca de um produto defeituoso que ainda está na garantia, tendo em vista que a finalidade do referido documento é fiscal.
[ leia mais ]

Notícias - 25/04/2022
É mito ou verdade que o score do Serasa pega todo o histórico financeiro?
De acordo com o órgão de proteção ao crédito, é um MITO. Tendo em vista que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas prescrevem após 5 anos, sendo esse, inclusive, o prazo para que conste a negativação para a pessoa.
[ leia mais ]

Notícias - 19/04/2022
Posso pedir demissão sem cumprir aviso prévio?
Quando o empregado consegue novo emprego e, por esse motivo, decide pedir demissão, a jurisprudência tem apontado no sentido de que, como a iniciativa do rompimento do vínculo trabalhista foi do empregado, o empregador pode descontar os dias de aviso prév
[ leia mais ]

Notícias - 11/04/2022
Empresário, não cometa esses erros trabalhistas
O descumprimento das normas trabalhistas pode gerar grande prejuízo financeiro. Os principais problemas trabalhistas que você pode evitar na sua empresa são:
[ leia mais ]