Botão para contato via WhatsApp

Bancos devem ter teto para descontos de empréstimos?

Bancos devem ter teto para descontos de empréstimos?

A Justiça decidiu que bancos devem limitar a 30% do salário do devedor em descontos de empréstimo.

Entenda mais neste post!

A decisão ocorreu devido um caso em que o autor comprovou que estava sendo cobrado por parcelas de empréstimos em sua folha de pagamento com valores que excedem o limite legal, 30%.

Em suas defesas, os bancos contestaram que os contratos foram pactuados livremente entre as partes, além de que, em alguns casos, a legislação permite descontos superiores ao estipulado.

Diante disso, em decisão, a Justiça destacou que conforme entendimento legal, é estabelecido que descontos dessa natureza devem ser limitados em até 30% do salário do devedor.

Ainda, foi reafirmado que embora os bancos possam calcular o risco de inadimplência, não possuem o direito de ultrapassar esse limite.

Com isso, foi determinado que os bancos ajustem os contratos para que estejam dentro da limitação, junto com o aumento do número de parcelas, sem alterar a taxa de juros estabelecida anteriormente.

O que achou dessa decisão?

Compartilhe nos comentários!

#settemadvogados #direitocivil #direito #bancos #juros #emprestimo #pagamento #decisão

Precisa de Assessoria Jurídica?

Se você se identificou com este tema, nossa equipe especializada pode ajudar. Conheça nossas áreas de atuação ou entre em contato para agendar uma consulta.

Saiba mais: Visite sobre o escritório e nossa trajetória de mais de 20 anos.