Confira 3 cuidados na venda de um imóvel locado!

Vai colocar um imóvel alugado à venda? Atente-se às regras!
- 1 – Confira o contrato de aluguel e confirme se existe alguma cláusula que impeça a venda do imóvel durante a locação.
- Se houver, o prazo da locação deverá ser cumprido até o fim.
- 2 – Notificar o inquilino.
- O locatário deve ser o primeiro a ter conhecimento da intenção da venda da propriedade por meio de notificação por escrito.
- Como ele reside no local, tem a preferência pela compra.
- Caso o inquilino não se manifeste ou recuse a proposta no prazo de 30 dias, o proprietário poderá vender para terceiros.
- Realizada a venda para outra pessoa, a notificação assegura o não pagamento de eventual multa rescisória e afasta pedidos de indenizações ou até mesmo do inquilino ter o imóvel para si.
- 3 – Visitas ao imóvel à venda.
- A falta de interesse do inquilino na compra do imóvel permite que o proprietário agende visitas aos possíveis compradores.
- Dificultar as visitas pode gerar problemas ao inquilino e resultar em penalidades contratuais, como o ajuizamento de uma ação de despejo.
Por isso, a melhor solução é uma boa conversa entre locador e locatário para que combinem as melhores datas e horários de visitação.
Tem dúvidas sobre o assunto?
Busque a orientação de um advogado especializado em direito imobiliário!
#settemadvogados #vendadepropriedadelocada #locação #contratodealuguel #regras #preferênciadecompra #notificação #cláusulascontratuais #visitas #direitoimobiliário
Precisa de Assessoria Jurídica?
Se você se identificou com este tema, nossa equipe especializada pode ajudar. Conheça nossas áreas de atuação ou entre em contato para agendar uma consulta.
Saiba mais: Visite sobre o escritório e nossa trajetória de mais de 20 anos.